O Dia Mundial da Criatividade e Inovação é celebrado no dia 21 de abril, o mesmo Dia de Tiradentes. A data comemorativa chama a atenção para essas duas competências tão necessárias para o progresso do mundo. Afinal, quando se fala em criatividade e inovação, não estamos falando de áreas específicas, e sim do conhecimento como um todo e do seu caráter inter e multidisciplinar.
Sabe o que as pessoas bem-sucedidas que impactaram o mundo com ideias disruptivas e soluções inovadoras têm em comum? A ausência de comodismo. Mesmo quando fracassaram (e isso pode ocorrer em algum momento, até como etapa para o futuro sucesso), elas não desistiram. Persistiram. Demonstraram resiliência.
E para ser bem-sucedido (a) em qualquer área, também é preciso ter foco e disciplina. No entanto, isso não significa que você precisa viver uma rotina entediante e monótona. Pelo contrário: quebrá-la com sabedoria pode instigar a criatividade, assim como experimentar coisas diferentes.
Para o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, confira 4 dicas que ajudam a estimular essas duas competências!
Experimente coisas novas
Você já experimentou fazer um caminho diferente do trabalho para casa? Viajar para um lugar diferente? Experimentar um novo hobbie? Interagir com pessoas totalmente diferentes? Ler um livro ou assistir a um filme/uma série de um gênero que você não está habituado (a)? Enxergar as coisas com novos olhares? Conhecer opiniões diferentes das suas? Todos os pontos de vista sobre o mesmo assunto? Tudo isso é altamente criativo.
Raciocínio lógico
Exercícios de raciocínio lógico, problemas matemáticos e até jogos de tabuleiro são exemplos de ginásticas para o cérebro. Ao fazê-los, é preciso encontrar soluções para os problemas propostos, o que acaba incentivando a criatividade. Em relação aos jogos de tabuleiros, destaca-se o xadrez: praticar a modalidade traz inúmeros benefícios cognitivos, incluindo uma melhoria da criatividade.
Não tenha medo de errar
É testando que se alcança a inovação. Ao extrair lições dos erros e acertos, aprendemos. Se o fracasso lhe traz desânimo, lembre-se que a apresentadora e empresária Oprah Winfrey foi demitida de uma emissora de TV nos anos 1980, Walt Disney foi demitido de um jornal por falta de imaginação e J. K. Rowling, autora de Harry Potter, foi rejeitada por 8 editoras antes de publicar suas obras.
Abra sua cabeça
Tenha curiosidade. Esteja aberto (a) para novas ideias e para a abundância do mundo. Questione. Questione sempre, principalmente o senso comum. Leia. Leia muito. A leitura é um hábito que traz muitos benefícios cognitivos, incluindo a melhora da criatividade, conforme abordamos em um antigo blog post. Sua qualidade de vida agradece.