É preciso usar as datas comemorativas certas para engajar e motivar equipes. Com um calendário promocional alinhado ao planejamento estratégico, sua organização poderá criar as melhores campanhas e ações promocionais!
É bem provável que você já conheça o calendário de datas comemorativas que diz respeito aos feriados principais como Natal, Ano Novo, Dia dos Pais, Dia do Trabalhador e afins.
Essas datas são amplamente exploradas pelo mercado, pelo varejo e por empresas de diversos setores. Na indústria não é diferente: as datas comemorativas também são amplamente divulgadas e apresentam grandes oportunidades para o engajamento de equipes e mobilização de grupos de afinidade.
Aconselhamos que o calendário promocional da indústria seja dividido por trimestre. Assim, é possível avaliar os resultados com mais velocidade e criar espaço para ajustes durante o ano.
Por que é importante definir o calendário promocional e mobilizar ações?
As ações e eventos de calendário promocional não acontecem de uma vez. É fundamental que todo trabalho de definição de datas esteja alinhado ao planejamento estratégico de cada organização, levando em consideração a cultura organizacional de cada empresa e particularidades de cada equipe.
As datas comemorativas trazem diversas oportunidades de alavancar os resultados e mobilizar as equipes. O desenvolvimento de estratégias adequadas auxilia as lideranças no envolvimento e conexão entre os colaboradores.
É possível também aproveitar as estações do ano para criar campanhas com foco na redução do absenteísmo e na qualidade de vida, por exemplo. Uso de protetor solar no verão, coleta de agasalhos para doação durante o inverno e salas temáticas na primavera são alguns exemplos de ideias que podem ser exploradas pelo RH das organizações.
Sua organização pode acompanhar as datas comemorativas tradicionais e também as que celebram datas importantes para as pessoas envolvidas em sua operação. Fornecedores e terceiros também fazem parte do ecossistema das organizações e devem ser contemplados nas ações. Afinal, empresas são feitas de pessoas e todas elas devem ser incluídas.
O que considerar para definir o calendário promocional de 2023?
O calendário promocional de 2023 deve funcionar como um guia para o planejamento de campanhas que estimulem a melhor conexão, engajamento e melhoria de resultados das organizações.
Afinal, o que cada empresa deve considerar ao planejar o calendário promocional de 2023?
- Os objetivos da empresa
- Quais problemas devem ser resolvidos
- Quais mensagens devem ser reforçadas
- Quais mensagens devem ser transmitidas a cada público
- O perfil de cada público alvejado
- Se o público em questão trabalha presencialmente, em home office ou no regime híbrido
- Clareza na comunicação
- Meios de comunicação que serão utilizados (jornal mural, intranet, newsletters, redes sociais, vídeos, podcasts e afins).
Análise de custo
Analisar os custos é fundamental para uma organização. Inclua em seu planejamento uma margem saudável de gastos para a realização de ações durante o decorrer de todo o ano, tendo em vista quais datas comemorativas são prioritárias e quais são secundárias.
Negociação com fornecedores
Identificar os fornecedores que estarão presentes no desenvolvimento das ações e alinhar as informações pertinentes a sua organização é de extrema necessidade, uma vez que seus fornecedores e parceiros precisam entender melhor a cultura organizacional do negócio para entregar produtos e serviços de valor em suas respectivas datas comemorativas.
Vale reforçar também que quando se cria um planejamento com ações para todo o ano com os mesmos fornecedores é possível negociar melhor os valores e tabelas de preços.
Grupos de Afinidade
Sua empresa possui grupos de afinidade? Equidade racial e de gênero, pessoas com deficiência, comunidade LGBTI e mulheres são alguns exemplos.
Um dos maiores desafios quando o assunto é grupos de afinidade é fazer com que as pessoas se aprofundem mais nos temas. Pensar em um grupo de afinidade é pensar além do óbvio. É abrir espaço para o diálogo e a individualidade de cada ser humano.
As datas de calendário promocional são excelentes para trabalhar conteúdos de educação corporativa e também são oportunidades para solucionar problemas de relacionamento no dia a dia do trabalho.
No dia 25 de julho de 2022, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, o grupo de Equidade Racial da Belgo Bekaert desenvolveu um podcast especial sobre o tema e a RMBR Comunicação e Marketing foi responsável pela edição do conteúdo. É possível escutar o podcast no link abaixo:
Como a RMBR te ajuda na criação de um calendário promocional?
A RMBR Comunicação e Marketing tem como foco promover a criação de materiais de divulgação pautados na criatividade. Nossa solução ajuda grandes organizações a engajar e a mobilizar equipes por meio de uma comunicação criativa e ágil.
Nosso carro-chefe é a criatividade aliada ao bom preço. Com profissionais qualificados e comprometidos com o trabalho, somos capazes de definir junto com você o calendário da sua organização e, assim, criar ações e peças de comunicação que traduzem a melhor versão da sua empresa.
Vamos aproveitar o início do ano para conversar sobre o planejamento do calendário promocional de 2023 e garantir as melhores estratégias e ações para o seu negócio?
Entre em contato e solicite uma reunião para avaliarmos o seu caso!