Gerar empregos, movimentar a economia, agregar valor à sociedade. Esses são os mais conhecidos e tradicionais papéis de uma empresa. E são dignos de respeito, claro. De uns tempos para cá, no entanto, as empresas e seus colaboradores passaram a desejar mais. Por isso, passaram a criar iniciativas ligadas ao voluntariado corporativo.
Afinal, o que é o voluntariado corporativo?
Basicamente, o voluntariado corporativo diz respeito a alguma iniciativa de ação social envolvendo funcionários de uma determinada empresa. Há ações de diversos tipos, sejam destinadas à proteção animal, ambiental e humana, sendo que idosos, crianças, pessoas com deficiência e/ou outro grupo vulnerável podem ser ajudados.
Como ajudar?
Há várias maneiras e possibilidades de ajudar, a exemplo de ações como ajuda a reforma de casas e escolas; contação de histórias; arrecadação de roupas, lençóis, alimentos, brinquedos, rações e fraldas. Outros exemplos são o incentivo a ações sustentáveis para o meio ambiente e para a saúde mental. Há também pessoas que se dedicam a ensinar algo gratuitamente (a exemplo de pessoas que lecionam inglês, português, informática, artesanato, culinária, etc.)
Exemplos de empresas com voluntariado
Há mais de 10 anos no mercado de aulas de português para concursos, a professora e empresária Flávia Rita, de Belo Horizonte, cujo negócio leva seu nome, também é filantropa. Ao longo do ano, ela promove diversas iniciativas sociais que incentivam diversas pessoas (funcionários e alunos de seu empreendimento, além de outras pessoas) a doarem sangue, fraldas, cestas básicas, roupas e demais insumos a asilos e comunidades carentes. A professora também promove aulas solidárias em que os alunos, em vez de pagarem pela aula, doam algum material que será encaminhado para instituições.
A Puket, famosa loja de meias, pijamas e mochilas, promove desde 2013 o projeto Meias do Bem. Funciona assim: os clientes levam para a loja meias furadas, velhas e/ou sem par (de qualquer marca). Posteriormente, as meias são recicladas em cobertores que são doados para instituições que acolhem pessoas em situações de vulnerabilidade. Desde a pandemia do novo Coronavírus, o projeto também passou a doar máscaras de proteção.
Benefícios do voluntariado
Colaboradores que doam seu tempo, talento e/ou até mesmo algum material em prol de uma causa tendem a se sentirem mais conectados com a empresa em que trabalham e alinhados aos seus propósitos. Consequentemente, se sentem mais felizes e produtivos, impactando na entrega de resultados positivos para a empresa.
Naturalmente, a sociedade como um todo também sai ganhando com o voluntariado, principalmente quando este é exercido com amor, vontade e verdade.
Como a RMBR pode ajudar sua empresa
A RMBR visa atuar como um aliado das grandes corporações no sentido de fornecer todo o material de comunicação para a mobilização das pessoas em prol de causas sociais e ambientais. A comunicação tem o poder de inspirar e engajar pessoas por meio de imagens e textos envolventes e, por isso, deve ser bem trabalhada.
Também é possível produzir vídeos em que os colaboradores podem inspirar outras pessoas por meio das suas histórias. Os vídeos têm o poder de facilitar a compreensão de um determinado tema. Dentro das empresas, ajudam a aumentar o significado de pertencimento dos colaboradores. Enfim, investir em comunicação é fundamental!