A leitura é capaz de aprimorar o senso crítico, o vocabulário, o conhecimento, a criatividade e a interpretação de texto, além de reduzir o estresse. Esses são alguns benefícios desse hábito que infelizmente vem perdendo seu lugar para os eletrônicos nos últimos tempos.
Em média, o brasileiro lê 4 livros por ano, ao passo que o canadense lê 12 livros no mesmo período. Essas são informações apuradas pela 5a edição do estudo “Retratos do Brasil” que, por sua vez, também aponta que o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos
Felizmente, é possível mudar essa situação. E isso pode começar com você, líder. Ao se tornar um leitor frequente, você inspira outras pessoas, incluindo seus liderados, contribuindo para um círculo virtuoso.
Quer saber como motivar e engajar sua equipe por meio da leitura? Confira o texto abaixo!
Como se tornar um líder melhor por meio da leitura?
Primeiro, sonde o terreno. Faça uma pesquisa informal entre os colaboradores, conheça-os. Nesse sentido, é pertinente perguntar a cada um: quantos livros você leu no último mês? E no último ano? Quais são seus autores favoritos? E os gêneros que mais gosta de ler?
Provavelmente a questão dos altos preços dos livros será levantada em algum momento. Esteja preparado (a). Diante disso, proponha soluções mais econômicas para o acesso ao livro e até mesmo gratuitas. São elas:
- Visita a sebos para encontrar opções mais econômicas de livros;
- Pegar livros emprestados em bibliotecas;
- Incentivar o compartilhamento e o empréstimo de livros entre amigos, vizinhos e colegas;
- Investir nas versões digitais dos livros, os e-books.
Dicas de livros para líderes
A master trainer e coach Débora Lopes já fez workshops de leituras com suas equipes e ficou muito satisfeita com os resultados. “Fez parte de um projeto que chamamos de líderes em desenvolvimento, no qual desenvolvemos a autoliderança e autorresponsabilidade, o que é essencial para qualquer função ou papel que possamos exercer”, diz.
Leitora de gêneros distintos e fã de autores como Agatha Christie e Meg Cabot, Débora sugere as seguintes obras para líderes que desejam se aprimorar:
– O monge e o executivo, de James C. Hunter
– De volta ao mosteiro, de James C. Hunter
– O líder 360º, de John C. Maxwell
– Transformando suor em ouro, de Bernardinho
– Quem mexeu no meu queijo?, de Spencer Johnson.
Para líderes e liderados, além da busca por alternativas para driblar os altos preços dos livros, a RMBR sugere a criação de um Clube do Livro dentro de escolas, empresas e vizinhanças. Com certeza todos sairão ganhando com esse maravilhoso hábito que é a leitura!