Quem trabalha com Marketing sabe muito bem disso: existem muitas datas comemorativas. No entanto, cada empresa precisa selecionar quais são as datas genéricas mais importantes (Páscoa, Natal e Ano Novo, por exemplo, dificilmente ficam de fora do calendário editorial) e as específicas do seu ramo de atuação e, assim, inseri-las em suas ações de marketing internas e externas.
A área de saúde, por exemplo, possui diversas datas específicas em praticamente todos os meses. Isso é super favorável para os diversos ramos desse mercado e de grande ajuda naqueles momentos em que não há tanto assunto. O mesmo vale para outros mercados, como o de bares e restaurantes, que possuem datas comemorativas afins.
Muitas datas (e suas campanhas mensais) também alertam sobre questões relevantes, a exemplo dos conhecidos Outubro Rosa (alerta para a prevenção precoce do câncer de mama) e Novembro Azul (alerta para a prevenção do câncer de próstata).
Além das datas tradicionais, outros temas como por exemplo, a inclusão, são amplamente divulgados em grandes empresas.
Pautadas em blog, posts e nas redes sociais, as datas comemorativas podem ser celebradas também dentro das empresas. É uma forma que cada empresa tem de reforçar os valores e propósitos e valorizar os colaboradores. Afinal, é difícil encontrar um ramo profissional que não tenha pelo menos uma data comemorativa para chamar de sua.
Dicas para celebrar datas comemorativas dentro das empresas
Isso vai de acordo com o orçamento, criatividade e disponibilidade de cada empresa. Em muitos lugares há a famosa confraternização de final de ano dos colaboradores. Há empresas em que as colaboradoras recebem uma rosa no Dia da Mulher e um chocolate no Dia das Mães.
Em campanhas mensais como Outubro Rosa, os colaboradores podem usar o lacinho rosa durante o mês da campanha, por exemplo. Sem esquecer as ações de comunicação interna e externa, claro.
No Dia da Secretária, por exemplo, há empresas que postam fotos nas redes sociais desses profissionais, parabenizando-as. O mesmo vale para as demais datas que celebram outros profissionais.
Enfim, o importante é que a empresa transmita sua mensagem, sempre alinhada aos seus propósitos, e valorize seus colaboradores.
Precisando de ajuda profissional para o marketing da sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe.